top of page

Introdução

 

Termoluminescência (TL)

Alguns materiais inorgânicos ao serem expostos a alguma radiação ionizante externa possuem a capcidade de absorver e armazenar esta energia. Posteriormente, ao serem aquecidos a baixas temperauras (até cerca de 500ºC) liberam uma quantidade de energia proporcional a armazenada.

 

Background (BG)

Quando esses materiais são aquecidos pela segunda vez, é observada uma energia emitida menor que a primeira e essa é característica do próprio material.

Para se obter os dados, a amostra utilizada é submetida duas vezes a um aquecimento gradual de 50°C até 400°C. A intensidade emitida pela amostra é graficada em função da temperatura de aquecimento.

 

Para se obter o valor da TL real, o valor da segunda medida (BG) é descontado da primeira, pois após o primeiro aquecimento a luminescencia devida a radiação armazenada é perdida e a luminescencia emitida no segundo aquecimento é característica do material.

 

Pela imagem, é possível observar que o valor do BG cresce com o aumento de temperatura, de forma que o espectro de BG se torna mais intenso que a TL após uma certa temperatura, e após esta, não é mais possível trabalhar com Termoluminescência

Utilidades da Termoluminescência:

 

  • Dosimentria de radiação: Os cristais termoluminescentes são usados como dosímetros de radiação para monitoração de ambientes, como centro de radioterapia, medicina nuclear, reatores nucleares, etc.

  • Valorização de cristais: Alguns cristais naturaisincolores ao serem irradiados podem adquirir coloração que valoriza seu comércio

  • Datação arqueológica e geológica: Calculando a dose acumulada de radiação que a amostra recebeu e sabendo a dose anual que esta recebe é possível calcular a idade da amostra pela razão entre os valores.

bottom of page